segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O FANTÁSTICO TRUQUE QUE DEIXA OS PISOS SEMPRE LIMPOS

A limpeza da casa, um evento do qual ninguém pode escapar. Se a nossa casa está cheia de todos os tipos de detergentes, específico para o banheiro, o piso, a cozinha, etc., talvez seja hora de repensar por um momento a nossa abordagem à limpeza. Quando fazemos as compras, de fato, encontramos inteiras prateleiras nos shoppings cheias de detergentes de cada marca e tipo, geralmente nem baratos nem delicados. E estamos tão acostumados a usá-los que não paramos para pensar sobre as possíveis alternativas para limpar a nossa casa sem ter que usar produtos agressivos para a pele das mãos e inimigos do meio ambiente, bem como de nossos bolsos. Você já calculou a soma de quanto dinheiro nós gastamos cada mês em detergentes? Bem, não é pouca coisa.
E se ao contrário pudéssemos evitar o desperdício de dinheiro em produtos químicos de limpeza e redescobrir o poder de limpeza dos ingredientes naturais e à disposição de todos, tais como sal, vinagre e limão? Vamos ver em detalhes as propriedades de cada um desses três ingredientes, e descobrir como usá-los para limpar a nossa casa sem ter que inalar substâncias químicas ou entrar em contato com substâncias agressivas.

1) Sal. Entre os remédios tradicionais mais eficazes, acima de todos, fica o sal, um elemento muito utilizado para armazenar alimentos. Esta não é, no entanto, a única propriedade do sal, que é, na verdade, um desinfetante natural e ótimo contra as manchas. Este ingrediente, na verdade, têm a propriedade de limpar cuidadosamente em maneira totalmente ecológica, por exemplo, se usado para limpar o chão. Neste caso, basta pegar um bom punhado de sal e derreter em água quente, adicionando um pouco de vinagre: o piso será perfeitamente limpo, mas tenha cuidado para não usá-lo em superfícies de mármore, porque poderiam ser danificadas.
Você também pode usar o sal para polir a prata, o cobre e o latão, preparando uma mistura com farinha e vinagre e esfregando-a com um pano sobre os objetos que você deseja polir. Não se esqueça que o sal também é útil para remover manchas, mesmo aquelas mais temidas: aquelas do vinho. Basta despejar-lo sobre a mancha e deixá-lo funcionar antes de lavar normalmente a roupa ou a toalha em questão.

2) Vinagre. Também o vinagre é um valioso aliado na limpeza da casa, vamos ver como explorar as suas propriedades. Podemos obter, por exemplo, um detergente para superfícies laváveis e o vidro, simplesmente tomando uma garrafa spray vazia e misturar água e vinagre em partes iguais: simplesmente usar a mistura sobre a superfície a ser limpa e limpar com um pano.
Fazendo uma mistura de vinagre e água quente, em vez disso, podemos limpar as incrustações do forno em maneira rápida e natural, ou podemos usar o vinagre puro contra o calcário usando-o sobre as torneiras e as pias de aço, mas também em potes de café, jarras ou garrafas de vidro .

3) Limão. Também o limão é uma excelente alternativa aos detergentes convencionais, por exemplo, aqueles que usamos para limpar as superfícies do banheiro. Nós podemos obter os mesmos resultados, na verdade, misturando o limão com um pouco de sabão de Marselha, acrescentando uma pitada de bicarbonato de sódio: iremos obter uma pasta de limpeza barata e eficaz. E não jogue fora as cascas de limões, pois você pode usá-las para remover o calcário dos componentes de aço para cozinha e banheiro. Ou, se quisermos eliminar os maus cheiros da geladeira, é suficiente colocar em um canto um limão cortado ao meio, capaz de absorvê-los.

E se isso ainda não fosse o suficiente, confira como combinar as propriedades dos três ingredientes obtendo um detergente para a louça ecológico e econômico: misture o suco de dois limões e alguns pedaços de casca com um punhado de sal, em seguida, coloque em uma panela onde você deixou ferver água e vinagre e deixe cozinhar por quinze minutos. Experimente!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Como limpar piso antiderrapante de porcelanato



Hoje trouxemos para vocês uma dica, maravilhosa. Como a maioria dos apartamentos, casa e outros imóveis estão sendo construídos ou trocados por pisos antiaderentes porcelanatos, vamos da a dica de como limpa-los.


INGREDIENTES:
5 litros de água
Detergente neutro
1 pano de chão limpo que não solte fiapos

COMO LIMPAR:
Coloque os 5 litros de água em um balde, e adicione uma colher de sopa de detergente neutro.
Misture a solução até formar uma espuma consistente.
Molhe o pano de chão na solução e passe sobre todo o piso.
Em seguida passe outro pano levemente umedecido em água.
Por fim passe um pano seco sobre o piso.Alem de ficar bem limpo,da um brilho sobre seu piso.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Crianças que não brincam têm seu desenvolvimento prejudicado


Por Yuri Kiddo
Publicado originalmente em Pró-menino

O direito de brincar é reconhecido internacionalmente desde 1959 como consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança, que prevê o brincar como uma vertente do direito à liberdade de meninos e meninas. Segundo especialistas, a infância brasileira tem passado por profundas transformações, influenciada pela intolerância do capitalismo, pelo complexo sistema da globalização, e pela redução do tempo livre devido ao “culto ao trabalho”, dentre outros fenômenos sociais modernos.
Brincadeiras de rua, banho de mangueira no quintal, ter contato com animais e correr livremente por aí, são algumas das atividades consideradas importantes para o processo de aprendizagem infantil. Porém, o trabalho, que a princípio deveria atingir somente a fase adulta, já faz parte do universo infantil, reduzindo cada vez mais o tempo da infância. O direito ao lazer e brincar, legitimado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição, é tratado como menos importante ou supérfluo.

Passa muitas vezes despercebido na elaboração de políticas públicas que protegem e garantem os direitos de crianças e adolescentes em todos os campos, como afirma um dos coordenadores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Silvio Kaloustian. “É importante ressaltar a relevância da questão dos direitos em todos os campos. Fala-se sempre em saúde, educação, cultura e lazer de forma isolada, mas são áreas totalmente sinérgicas e que uma política pública deveria vê-las como um todo”.
Lazer e trabalho
Em relação ao lazer, não só no Brasil como no mundo, existem várias pesquisas científicas que apontam a relevância, a importância e a necessidade para que crianças tenham espaços privilegiados para brincadeira. “Brincar desenvolve as capacidades e competências de uma forma integrada. É quando a questão da sociabilidade é colocada, a convivência com as diferenças é ressaltada e é nesse ambiente que alcançamos a formação do ser humano de forma plena”, explica Kaloustian. Para uma criança ou adolescente que trabalha, há a perda dessa formação e a violação do direito. “Não só o ECA como a Constituição Brasileira e toda normativa nacional e internacional assegura à criança e ao adolescente o direito de estudar e participar de uma vida comunitária ativa e protagônica. E nós sabemos que o trabalho não é a forma como isso se desenvolve”, garante o coordenador.

Muitas pessoas ainda acreditam que as crianças brincam apenas por prazer. Mas é por meio das brincadeiras que elas aprendem, experimentam situações, descobrem outras possibilidades e que buscam entender o significado das atividades realizadas pelos adultos. “Com certeza uma criança que trabalha não tem o mesmo entendimento do lazer e do brincar em relação à outra que não trabalha,” afirma o representante do Unicef. “O ato de trabalhar nessa faixa etária impede que ela desenvolva em plenitude as suas capacidades e competências, ou seja, há uma queima de oportunidades, não só pela legislação como uma perda da infância”, conclui.
Para a psicóloga e professora de pós-graduação em projetos sociais do Senac, Silvia Sá, a situação de uma criança que trabalha ver que outra pode brincar enquanto ela não, pode gerar estresse e tristeza. “Quando uma delas tem esse direito básico tirado, há grandes chances da criança não entender as diferenças de papeis nas relações pessoais. Assim, poderá terá o desenvolvimento pessoal e intelectual comprometidos e, ao pular essa etapa na vida, ela pode encontrar dificuldades com regras de convívio social”, explica.
Escola é lugar de brincar
A relação de lazer na escola e instituições de ensino também são afetadas por essa visão superficial do significado do direito ao lazer. Muitas vezes o educador imagina que as brincadeiras pedagógicas podem entrar no lugar do brincar, o que pode ser um pensamento equivocado, de acordo com Sá. “Apesar da criança também gostar desse tipo de brincadeira, ela não pode entrar no lugar do brincar livremente. É nesse espaço que a criança cria as próprias regras, inventa o próprio jogo, se comunica e pensa livre o que quer fazer e compartilhar socialmente”.
A psicóloga ainda faz um alerta sobre o desempenho escolar e o trabalho na infância de meninos e meninas que, consequentemente, brincam menos ou não têm tempo para o lazer. “A situação em que essas crianças se encontram, as distancia da infância e do pensamento de que é possível imaginar algo diferente da realidade tão dura e que afasta a fantasia e a imaginação, não permitindo pensar outras formas de enxergar o mundo”.
De acordo com o coordenador do Unicef, não adianta garantir uma escola de qualidade sem que se tenha retaguardas no campo da proteção, assistência e esporte, por exemplo. “O Unicef destaca a importância do lazer não somente no ambiente escolar, mas em todos os espaços. Sabemos que todo espaço público, familiar e comunitário é de aprendizagem e precisam ser estimulados”, explica Kaloustian, ao concluir que a principal tarefa é garantir que a criança e o adolescente se desenvolvam de forma plena.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como retirar mofo da parede






É muito ruim quando olhamos as paredes de nossa casa de tema aquelas manchas de bolor, não é mesmo? A nossa dica de hoje é justamente sobre isso, vamos passar pra você uma receita simples e rápida para Tirar essas manchas.

Você vai precisar de:

1 Esponja de Pintor
1 Balde
Água morna
Detergente
Bactericida
Borrifado

1) Dissolva cerca de 2 colheres de sopa de detergente em um balde com água morna.
2) Lave as paredes sujas de bolo com essa mistura.
3) Enxugue com uma esponja seca e deixe terminar de secar pelo menos por 2 horas.
4) Colocar no borrifado a solução bactericida.
5) Borrife as paredes e, principalmente os cantos.

Mais Dicas
Faça regularmente essa limpeza das paredes para evitar que o bolor volte.